segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Hoje tem mais...

Não deu para ir, mas vendo ontem um pouco pela TV deu para ter um gostinho e ficar feliz por quem foi (só Jet, Blackbird e Band on the run já valem qualquer show!!!).

Aliás, recomendo a leitura da coluna do Álvaro Pereira Jr hoje no Folhateen, ele assistiu ao show do Macca em BAires e consegui passar para o papel um relato sobre a entrega total do grande mestre no show. Convenhamos, com quase 70 anos e a maior conta bancária do mundo da música, ele realmente não precisaria mais disso.





E esse baterista, que figura!!!

Pra finalizar o post, a história da gravação de Band on the run na Nigéria, nas palavras do próprio Macca (retirado do Blog do Terron - With Lasers):

"Quando Paul McCartney e Fela Kuti se encontraram, em 1973


No segundo semestre de 1973, Paul McCartney e o que restava de seu Wings (Linda McCartney e Denny Laine) partiram para Lagos, na Nigéria, para gravar um novo álbum. A escolha do local não teve muito segredo: o ex-beatle pegou uma lista dos estúdios da gravadora EMI ao redor do mundo e selecionou um. Ele chegou até a considerar o Rio de Janeiro.

Chegando lá, tudo deu errado: o estúdio não estava pronto, Paul e Linda foram assaltados e perderam as demos do disco no qual estavam trabalhando. E, um belo dia, o Poderoso Chefão da música local apareceu para dar uma prensa em McCartney. Ele mesmo explicou a situação, no livro Wingspan: Paul McCartney's Band on the Run.


"O maioral local, Fela Ransome-Kuti, que fazia shows incríveis com suas trinta mulheres dançando com os peitos de fora e vestindo saias de mato, apareceu no estúdio um dia e me acusou de ser um ocidental tentando roubar a música negra. Poderia ter sido bem perigoso porque ele era um figurão poderoso na área. Então toquei nossas gravações para ele e disse: 'Diga-me se você acha que estou roubando a sua música. Se você achar que sim, não uso essa faixa.' Eu sabia que tudo ficaria bem - não tínhamos ido até lá para roubar ritmos locais, tínhamos ido porque pensamos que seria um lugar legal para gravarmos. Ele se acalmou depois de ouvir as faixas."


Foi difícil, mas assim nasceu o clássico Band on the Run."

Nenhum comentário:

Postar um comentário