sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Garimpo virtual

Li ontem no blog do Alexandre Matias (Trabalho Sujo) a citação que um amido dele fez sobre o ofício de blogueiro por ele desempenhado: "arqueologia virtual".

Apesar de não ser tão ativo e certeiro como o Matias, acho que a definição se aplica bem ao trabalho realizado nesse blog, com uma certa ressalva ao termo "arqueologia", que poderia ser mudado para "garimpo".

Feita essa inútil introdução, vamos a uma das últimas pepitas encontradas no mundo virtual.

Para quem não conhece Jerry Dammers, ele foi o tecladista e principal compositor dos Specials, banda fundamental na cena inglesa do final dos 70/início dos 80, notória por acrescentar ao ska jamaicano a pegada do punk inglês, criadora de uma enormidade de hits e que influenciou, e muito, a geração do rock nacional dos anos 80 (todos aqueles reagginhos não são por acaso), isso sem falar em toda a cena argentina da mesma época, vide Fabulosos Cadillacs e Los Pericos, só para exemplificar.



No vídeo acima pode se ver a participação de Rico Rodriguez no trombone. Pode parecer apenas um músico de apoio, mas Rico é um lendário trombonista jamaicano e único músico de reggae a assinar contrato e ter um disco lançado pela gravadora de jazz americana Blue Note Records (dispensa apresentações).







A relevância da breve existência dos Specials não resume apenas às influências externas. Pelo contrário, além de criar um "novo" gênero musical, conhecido como a segunda onda do Ska, foram responsáveis pela criação do selo/gravadora 2Tone, responsável pelo lançamento de diversos artistas na época, como Madness, The Selecter e The Beat (ou English Beat).

Amy Whinehouse é uma devota da obra dos Specials, tocando diversas de suas músicas em shows e gravando na edição especial do álbum Back in black duas músicas do repertório da banda.

Além disso, Damon Albarn, vocalista do Blur e gênio por trás de projetos instigantes como Mali Music, The Good The Bad and The Queen e Gorillaz já declarou que a música que mais o influenciou foi Ghost Town, último single gravado pela formação original dos Specials, cujo clipe mostra um pouco do clima meio sombrio da Inglaterra no início dos anos 80. Para quem ainda não sacou Jerry Dammers, ele é o maluco com o "vitrô" aberto na dentadura.



Quem foi no show dos Skatalites (criadores do SKA na Jamaica), no clube Inferno, em São Paulo, poucos anos atrás, pôde ver a profusão de pessoas trajadas com o famosso terninho, gravata e chapéu, visual eternizado pelo logo da gravadora 2Tone.

Bom, voltando a Jerry Dammers, dia desses ao fuçar no youtube encontrei dois vídeos de uma apresentação de sua nova banda no programa Later with Joosl Holland. É bom lembrar que na reunião recente e bem sucedida dos Specials - que gerou até um ótimo DVD - Dammers foi simplesmente excluído da empreitada. Segundo Dammers, alguns membros da banda não engoliam sua liderança criativa. A banda, contudo, se recusa terminantemente a falar qualquer coisa sobre Jerry Dammers.

Sendo assim, deixo vocês com a Jerry Dammers Spatial AKA Orchestra, uma big band aos moldes do mestre maluco do Jazz Sun Ra, que não se restringe ao velho e bom Ska estilo 2Tone.

Prestem atenção à pagação de pau do apresentador (que também é músico) ao fazer a introdução.

Enjoy it!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário