segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Artista da semana

Dias atrás me fizeram uma pergunta que não soube responder: qual o seu artista/banda favorito?

Ainda que ache muito injusto e desnecessário gostar mais de este ou aquele artista/banda, a pergunta não saiu de minha cabeça, e após muitas horas de reflexão acho que consegui obter uma resposta satisfatória.

Antes de chegar ao clímax, é importante dizer que os artistas/bandas abaixo são essenciais na minha formação cultural e pessoal, e por isso não podem deixar de serem mencionados:
- Beatles e Stones são fundamentais, já tive fases mais Stones e outras mais Beatles. Na dúvida, fico com os dois;
- Nos EUA, Neil Young (leia-se Deus), Beach Boys, Velvet Undergroung, Stooges, KISS (quem nunca gostou de KISS bom sujeito não é), R.E.M. (sem comentários), Red Hot Chilli Peppers, Beastie Boys e por aí vai. Sem falar em Bob Dylan (paixão relativamente recente) e em todos os monstros do Jazz, como Miles, Conltrane e Chet Baker;
- Voltando à ilha mais sônica do Mundo (Universo): Bowie, The Clash, Sex Pistols, PIL, The Specials, The Beat, Blur (mais do que Oasis), Primal Scream, New Order e Radiohead;
- Isso sem falar na galera do Brasil: Milton Nascimento (fase Clube da Esquina), Secos e Molhados, Gilberto Gil (final dos 60 e início dos 70), Paralamas do Sucesso (a maior banda de rock do Brasil – um dia explico minha teoria) e o GRANDE Lobão;
- E passeando pelo Mundo temos Gainsbourg, Fela, Lee Perry e todos os mestres do dub e da música jamaicana.

Todos esses artistas e bandas poderiam figurar como resposta à pergunta inicial.

E ainda que tenha que dar uma resposta apenas, não consigo ficar com uma banda somente.

Por isso, e por ora, basta dizer que a Nação Zumbi é minha banda brasileira favorita, muito importante na minha formação como apreciador de música. Contudo, deixemos Nação Zumbi para um momento oportuno.

Quero falar – e apresentar, em alguns casos – a vocês os Super Furry Animals, banda formada no País de Gales e que começou a fazer barulho em meados dos anos 90, na cola do estouro do britpop.

Só que reduzir os SFA a meros integrantes da cena britpop é reduzir as coisas a um limite inaceitável.

E esta é a razão de eu elencar os SFA como minha banda favorita: eles condensam em seu universos mais do que particular, o melhor de todos os artistas e bandas acima citados.
SFA é punk, é rock, é eletrônico, psicodélico, pop, soul, tudo ao mesmo tempo e agora!!!

Segundo definição de um fã um tanto quanto exagerado, os SFA são a banda que os Beatles gostariam de ter sido. Exagero à parte, somado ao fato de que sem Beatles não haveria SFA, essa afirmação tem uma certa lógica.

Sem delongas, Super Furry Animals:

Hoje ficaremos com os clipes (inventivos e originais da banda), e durante a semana eu vou inundando o blog com vídeos e informações sobre eles.
Clipe tirado do primeiro disco. Nessa época, eles compraram um tanque de guerra (isso mesmo, literalmente) que pintaram de azul e causavam o caos nos backstages dos festivais europeus.



Northern Lites, uma ode ao Curling, grande esporte de inverno



The man who don´t give a fuck,hHino supremo para a vida!



Em 2000, os SFA gravaram um disco inteiro em sua língua mãe, o galês, notória pela quantidade de consoantes possíveis em uma mesma palavra, álbum que veio a ser o disco cantado em galês mais vendido da história (RSS) e rendeu aos SFA uma condecoração no parlamento galês pela iniciativa de manutenção da cultura original. Aliás, o primeiro disco dos SFA (na verdade um EP independente, figura no livro dos recordes como o maior nome de um álbum em todos os tempos “Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch”, que significa “in space”.



Essa é a música que mais sucesso trouxe aos SFA, especialmente nos EUA, do disco Rings around the world. Trata-se de um soul fantástico, mas que para os SFA não poderia ser uma mera emulação da música negra americana, e por isso soa um tanto quanto artificial – especialmente nos vocais com efeitos –, com forte influência do plastic soul de David Bowie.



Duas do disco Phantom Power, que trouxe os SFA pela primeira vez ao Brasil. A primeira, Golden Retriever, é um dos exemplos de músicas com títulos inusitados dos SFA – acredite, eles são os melhores nisso -, além de apresentar a banda com uma fantasia engraçadíssima, e que era utilizada no bis dos shows daquela turnê. A segunda, Hello Sunshine é uma bela balada, que mostra a aproximação da banda com as artes visuais (as capas dos discos são um capítulo à parte).





Mais duas, agora do disco Hey Venus!, estréia dos SFA no selo Rough Trade (responsável por lançar, dentre outros os Smiths). A primeira música é um pop à lá Beach Boys – forte influência dos furries, e também traz uma produção no estilo “wall of sound” de Phil Spector. Quanto à segunda, mais uma balada lindíssima, o final do clipe – apropriado ao clima de final de ano que está chegando – é imperdível!





E, pra finalizar, música do último, e melhor disco, que trouxe os furries para o Brasil no ano passado.



Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário