Ontem assisti ao já famoso filme do Banksy, Exit Through The Gift Shop (Saída pela lojinha).
Para quem não conhece Banksy, o cara é um grafiteiro originário de Bristol/UK que se tornou talvez o maior hype no mundo atual da arte.
Ele não mostra o rosto e muito poucos conhecem sua identidade.
Banksy se notabilizou por fazer algo como um terrorismo artiístico, plantando intervenções de forte cunho político em diversos pontos de Bristol e Londres, além de fazer uma série de grafites ultra polêmicos no não mais polêmico muro da segregação em Israel.
Ele ainda fez uma série de intervenções em museus como o British Museum em Londres, o Metropolitan e o Museu de História Natural, ambos em Nova York. Intervenções essas que ficaram expostas como obras dos acervos dos museus por semanas antes que alguém as percedesse.
É claro que o cara ficou hype e teve obras vendidas por pequenas fortunas.
Falando do filme, este trata da figura de um francês radicado em Los Angeles, chamado Thierry Ghetta, a princípio, um cara obcecado por filmar tudo em sua vida e que, ao encontrar com um primo na França - famoso artista de rua conhecido como Space Invader - começa a filmar todos os grandes artistas de rua dos EUA.
Após algum tempo, Thierry chega até Banksy e se torna amigo deste. Há, inclusive, uma cena genial da intervenção feita por Banky na Disneyland de Los Angeles - ele colocou um boneco inflável vestido com roupas de prisioneiro da base de Guantanamo na famosa Thunder Mountain, e que quase rendeu uma prisão a Ghetta.
Após perceberem que Thierry não é - e não tem o menor talento para - documentarista, surge a idéia de torná-lo um famoso artista de rua.
Surge então Mr. Brainwash.
O resto não conto, pois vale muito a pena assistir, seja pela história de Ghetta, por todos os artistas filmados, pelo próprio Banksy (diretor do filme e personagem central), seja pela hipótese real de tudo, mas tudo mesmo ser uma farça desde o início.
Alguns chegaram a dizer que Ghetta poderia ser o próprio Banksy.
O fato é que Mr. Brainwash ficou famoso, e chegou a fazer até capa de disco da Madonna.
Segue o trailer do filme, que só saiu em DVD na gringa, mas que vale a pena ser buscado onde quer que seja.
Vale dizer que foi até indicado ao Oscar desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário