quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Disco Inferno!!!

O ano era 1969, e os Stones viviam uma verdadeira montanha russa de emoções. Brian Jones, co-fundador da banda, após ter a mulher, Anita Pellemberg, “roubada” pelo amigo Keith Richards, é demitido da banda por conta, vejam só, do abuso de drogas e do temperamento inconstante.

Apenas três meses após a demissão, Brian é encontrado morto na piscina de sua casa, em mais um evento maluco na história trágica do rock and roll.
A morte de Brian até hoje causa polêmica, pois uma nova versão teria surgido quando o caseiro, em seu leito de morte, teria confessado o assassinato (essa versão, aliás, foi transportada para a telona no filme Stoned).



Apenas alguns dias após a morte de Brian, os Stones fazem um show gratuito no Hyde Park, e o que deveria ser a apresentação do novo guitarrista – o excelente, mas introvertido, Mick Taylor – se tornou uma bela homenagem a Brian, também documentada em vídeo e disponível em DVD(Stones in the Park).



Os Stones então embarcam para uma turnê bem sucedida pelos EUA, com shows de abertura de BB King e Ike e Tina Turner.

A banda nunca esteve tão afiada!



Já no final da turnê passam clandestinamente por um obscuro estúdio no interior dos EUA (por serem ingleses, tinham dificuldades para gravar por conta de questões sindicais) e gravam, em apenas três dias (!!!) os clássicos absolutos Brown Sugar e Hild Horses.

Aqui a banda ouvindo as gravações:




Dali, rumam para São Francisco, onde tocariam em um festival organizado pelos próprios, mas que por uma série de impedimentos e questões legais de última hora, passa a ser sediado em um autódromo afastado, o famigerado Altamont Speedway Racer!

Imaginem mais de 500 mil pessoas totalmente drogadas em um lugar sem qualquer infra-estrutura, calor arrebatador de dia e frio insuportável à noite (opa, isso lembra algum evento ocorrido recentemente no Brasil?!!!).

A segurança ficou por conta dos Hells Angels, que colocaram suas motos como “grade de proteção” entre o palco e o público, e passaram a espancar qualquer um que enconstasse nas bikes.

Bom, a história é conhecida, mas não precisa nem dizer o tamanho da merda!

Após vários tumultos durante os shows, com os Angels socando até mesmo membros das bandas, e várias interrupções nas músicas dos Stones, quando esses tocavam Under My Thumb (coincidência mórbida!), um jovem negro chamado Meredith Hunter, que sacara uma arma no meio da confusão é morto a facadas pelos Hells Angels.

Os Stones só ficaram sabendo de tal fato no dia seguinte, e deixaram o autódromo naquela noite totalmente apavorados em um helicóptero abarrotado.
Por sorte, todos esses eventos, da turnê americana ao assassinato de Hunter, foram documentados por uma equipe que filmava tudo para os Stones, o que acabou se tornando um dos maiores filmes da história do rock and roll, Gimme Shelter.

Aqui, algumas cenas do filme que dão uma boa idéia do caos absoluto. Prestem atenção na proximidade do palco com o público, e também na carinha de "feliz" do Mick Jagger:


Aqui a música durante cuja execução houve o assassinato. O groove é absurdo. Vejam a bad trip do hell angel que está no palco:



Para muitos, tratou-se do final da era da inocência hippie, e o início das sombras que viriam a partir de então.

Definitivamente, os Stones são foda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário