sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A maior banda de rock do Brasil - Uma teoria

Não se trata exatamente de uma constatação, mas de uma teoria bastante pessoal.

Os Paralamas do Sucesso são a maior banda de rock do Brasil.



A teoria, na verdade, é muito simples.

Qual a nação mais roqueira do mundo?

Inglaterra? E se acrescentarmos os outros países do Reino Unido?

É verdade, no Reino Unido se respira rock and roll! É a terra que produziu os Beatles e os Stones, o rock progressivo, o heavy metal, o Led Zeppelin; o lugar onde o punk tomou proporções gigantescas, de onde surgiram todas as bandas maravilhosas do pós-punk e por aí vai.

Só que existe um país fora do eixo UK/USA que respira rock and roll mais do que qualquer outro lugar no mundo. Um país em que os Ramones são tão grandes quanto os Rolling Stones!!!

Estou falando da Argentina!

E é justamente aí que minha teoria se fecha, pois nenhuma banda brasileira chegou perto de ter a idolatria no país Hermano como os Paralamas, que não, por acaso, eram considerados argentinos (por adoção) pelo público da terra de los diez (M&Ms, Maradona e Messi).

É lógico, nada disso valeria se os Paralamas não tivessem sido grandes aqui em sua terra natal, fato que ninguém pode negar. Foi a banda nacional que melhor aproveitou o primeiro Rock in Rio, dominaram a cena na década de 80 com sua excelente mistura de rock, música caribenha e africana (com pitadas da melancolia argentina – é só ouvir o lado B de Bora Bora), sumiram no início da década de 90 – enquanto eram ignorados aqui ficavam cada vez maiores na Argentina – e retornaram triunfantes com muito sucesso na segunda metade daquela década.

Isso sem falar que talvez em sua melhor fase - turnê do Acústico MTV - houve o acidente de Herbert Viana (precisa falar mais?).



E hoje? Bom, hoje até os Rolling Stones administram o sucesso, certo? Então, nada mais a dizer!

Com vocês, os Paralamas do Sucesso, ou, como são conhecidos na Argentina, simplesmente Paralamas:

















Esse vídeo não deu para colocar, mas vale ver direto no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=vzXvFFmZoVc

Nenhum comentário:

Postar um comentário