quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Planet rock ...

Eis que na festa de 20 anos da MTV o saudoso Planet Hemp voltou a se reunir em cima de um palco!!!
Fato a ser comemorado, não indica, contudo, que possa acontecer uma turnê, assunto que é desconversado pelos integrantes da banda.
Causadora de muuuuita polêmica na década de 90, essa é uma banda que eu respeito pacas! Confesso que nunca escutei direito o primeiro disco dos caras, mas os dois posteriores são históricos.
Musicalmente muito ricos, embalam um mix de hip hop, hard core, música brasileira (muito samba) e algo de música jamaicana. Ambos os discos foram produzidos pelo mitológico Mário C. (Beastie Boys). Apesar da banda demonstrar um carinho muito grande pelo segundo disco, acho que o terceiro é musicalmente mais bem resolvido.
Ambos os discos tem faixas instrumentais arrebatadoras, nas quais dá para sentir o cheiro das válvulas dos amplis, coisa finíssima!!!!
Nunca vi um show dos caras, e imagino que a turnê do terceiro disco tenha sido muito pancada, com os três Mcs (D2, BNegão e Black Alien) afiadíssimos, guitarra, baixo e bateria, além de Daniel Ganjaman nas tecladeiras, Zé Gonzalez e DJ Nuts nas picups, e Seu Jorge (ele mesmo!!!) na percussa.
Além dos já citados, a banda contou ainda, no segundo disco, com as tecladeras malucas do hoje produtor Apollo 9.
Depois disso, a banda reduziu a formação para a gravação do MTV Ao Vivo, que ficou bom, mas sem aquele som "gordo" de "orquestra".
É uma pena que o foco sobre a banda tenha caído muito mais sobre o discurso e as polêmicas do que sobre o som propriamente dito, ainda que isso tenha ajudado a catapultar comercialmente a banda.
No fim das contas, imagino como devia ser difícil sair em turnê com toda aquela perseguição dos "conservadores" de plantão e da polícia, e outras autoridades, ávidas por mídia.
Pensando bem, ao contrário de outras grandes bandas nacionais dos 90, como Nação Zumbi(principalmente) e O Rappa, o Planet tinha mesmo que ter uma trajetória curta para manutenção do mito. Além do mais, não me lembro de outra banda no Brasil que tenha resultado em tantos outros projetos solo ou colaborativos de tanta qualidade.
É isso aí: viva a "exquadrilha" da fumaça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário